Fisioterapia
A Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios dos movimentos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Tem por objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimento e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida.
Atua em diversas áreas, nomeadamente: Pediatria, Neurologia, Reumatologia, Ortopedia e Traumatologia, Cardio-respiratorio, Geriatria, entre outras, quer ao nível de lesões agudas ou por doença crónica. Alguns dos exemplos destas patologias são: lombalgia e cervicalgia, quadros álgicos (de dor), contraturas musculares, distensões, tendinites, pré e pós-operatório, entorses, fasceíte plantar, parkinson, AVC´s, entre outras. Em patologias do foro músculo-esquelético, neuro-muscular ou cardiorespiratório, lesão aguda, doença crónica ou outros fatores.
FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE LESÕES
As Lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho são comuns entre os trabalhadores em todo o mundo. Estas lesões constituem um importante problema de saúde e interferem com o bem-estar dos trabalhadores causando sofrimento e perdas de rendimento a nível pessoal, como também têm altos custos para as empresas, tanto que têm um grande impacto económico, especialmente por causa dos altos custos associados a ausência de trabalho, perda de produtividade que surge a partir do desempenho de trabalho deficiente e perda de emprego. Qualquer trabalhador pode vir a sofrer de lesões músculo-esqueléticas, contudo, estas lesões podem ser evitadas através de uma avaliação das tarefas que o trabalhador executa, da adoção de medidas preventivas e de um controlo contínuo da eficácia dessas medidas.
Incentivar a prática de atividades físicas é um instrumento de promoção de saúde e do desempenho profissional, desta forma pode corresponder a diminuição do sedentarismo, controle do stresse e da melhoria da qualidade de vida que consequentemente leva ao aumento do desempenho profissional, pessoal e social.