Psicologia

Psicodiagnóstico 

O psicodiagnóstico tem como objetivo conseguir uma descrição e compreensão, o mais profunda possível, da personalidade do paciente. Como inclui todos os elementos construtivos, aspetos patológicos e adaptativos do paciente, permite planear e guiar a terapia mais adequada para responder às necessidades do paciente. Momentos do psicodiagnóstico na Psycoclínica:

  1. Anamnese com os pais ( 2 a 4 sessões)
  2. Primeira entrevista com a criança: Exposição da queixa e exposição do local (pode conter ou não o desenho da família)
  3. Avaliação cognitiva
  4. Avaliação emocional a partir de testes projetivos
  5. Hora do jogo diagnóstico (caso seja criança- fundamental para observar a simbolização - capacidade e brincar- a relação com o brinquedo, com o brincar e com a psicóloga. Tem como objetivo permitir á criança expressar as suas dificuldades, historias e relações a partir do brincar).
  6. Devolutiva com a criança/ adolescente
  7. Devolutiva com os pais
  8. Devolutivas com as escolas, caso seja necessário.
  9. Encaminhamento para as respetivas áreas

Psicoterapia 

Acompanhamento diferenciado e especializado, tendo por base a Técnica da Associação Livre, onde o objetivo central baseia-se no autoconhecimento do paciente e autonomia, para o mesmo melhor lidar com situações geradoras de stress, mal-estar e desconforto emocional.

Algumas áreas onde o recurso à Psicoterapia é benéfico:

- Auto-estima e autoconceito;

- Dificuldades de Aprendizagem;

- Dificuldades de concentração;

- Perturbação do sono;

- Depressão;

- Perturbações da ansiedade generalizada;

- Perturbação obsessivo-compulsiva;

- Perturbações da personalidade;

- Perturbação do comportamento alimentar;

- Perturbação Stress pós-traumático;

- Comportamento auto-destrutivo;

- Processo de Luto.



Ludoterapia

A ludoterapia trabalha fundamentalmente as questões emocionais e tem como objetivo conduzir à compreensão, reestruturação, equilíbrio psicológico, e o bem estar da criança, promovendo também suas capacidades e competências, tornando-a psicologicamente mais saudável. A atividade lúdica é a sua forma de expressão própria, assim como a linguagem verbal o é no adulto. Nesta, o mediador é o brinquedo, que permite à criança expressar o que está a viver no momento, descobrir o mundo, desenvolver a sua imaginação e ajudar a criança a aprender a lidar com a frustração e a gerir situações de maior instabilidade.

Ao oferecer à criança a possibilidade de brincar num contexto particular, cria-se um campo que será estruturado basicamente em função das suas variáveis internas.

Intervenção familiar e de casal

A Terapia Sistêmica, ramo dentro da Psicologia, permite uma visão holística do ser humano, em que na análise do comportamento humano, são tidas em conta todas as dimensões que fazem parte da sua vida. Desde a sua individualidade, às relações que estabelece com a família, amigos, comunidade, passando até pelo sistema de crenças, valores pessoais.

Intervenção ao nível das seguintes problemáticas:

  • Problemas de comportamento em crianças (hiperatividade, isolamento, dificuldades emocionais);
  • Dificuldades relacionais (familiares, conjugais, sociais);
  • Crises familiares (dificuldades parentais; conflito geracional - p.ex. fase da Adolescência; conflito conjugal; etc);
  • Psicopatologias (Depressão, Ansiedade, etc)

Formato das consultas:

  • sessões individuais (adultos, crianças e jovens);
  • sessões familiares (todos os elementos da família presentes);
  • sessões de casal (quando os objetivos prendem com conflitos ou dificuldades puramente conjugais).

Orientação parental

A Psycoclínica oferece orientação aos pais visando maior compreensão da problemática da criança e do adolescente no seguimento do seu acompanhamento psicológico  ou tendo em vista o ajuste da funcionalidade familiar. 

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