Psicomotricidade
A Psicomotricidade é uma especialidade terapêutica que integra o estudo das funções motoras, psíquicas e afetivas e a forma como estas se unem e interligam até se confundirem.
Por essa razão a pessoa é vista pelo Psicomotricista como um todo, através da expressão do seu corpo e da sua relação com mundo que a rodeia.
Esta terapia destina-se a todos, em todas as idades e, apresenta como instrumento principal o corpo em movimento e expressão.
Em cada sessão de Psicomotricidade são utilizadas diversas técnicas e métodos, recorrendo ao jogo e ao lúdico, de acordo com as necessidades individuais da criança, adolescente, adulto ou idoso.
Na infância, a Terapia Psicomotora pode atuar nas seguintes situações:
- Perturbações do
Desenvolvimento;
- Perturbações do
Espectro do Autismo;
- Perturbações do
Comportamento e Aprendizagem;
- Dificuldades de
Leitura e Escrita (Discalculia, Disgrafia, Dislexia, Disortografia);
- Défice de Atenção
e Hiperatividade;
- Imaturidade Neuromotora (alterações tónicas, posturais, lateralização, praxia global, praxia fina, estruturação espácio-temporal, noção do corpo);
- Tiques, mutismo, gaguez...
Psico-quê?
A Psicomotricidade é uma especialidade terapêutica que integra o estudo das funções motoras, psíquicas e afetivas e a forma como estas se unem e interligam até se confundirem.
Esta terapia destina-se a todos e apresenta como instrumento principal o corpo em movimento e expressão. Por essa razão o paciente é visto pelo Psicomotricista como um todo.
Neste sentido, a Terapia Psicomotora utiliza um série de técnicas e métodos adequados às características de cada faixa etária e especificamente de cada criança, adolescente ou jovem.
Em cada sessão de Psicomotricidade são utilizadas diversas técnicas e métodos, como o jogo e o lúdico, de acordo com as necessidades individuais da criança, adolescente, adulto ou idoso.
Áreas de Atuação da Psicomotricidade
Aqui ficam algumas das situações onde a Psicomotricidade pode atuar:
Na criança:
- Perturbações do Desenvolvimento;
- Perturbações do Espectro do Autismo;
- Perturbações do Comportamento e Aprendizagem;
- Dificuldades de Leitura e Escrita (Discalculia, Disgrafia, Dislexia, Disortografia);
- Défice de Atenção e Hiperatividade;
- Imaturidade Neuromotora (alterações tónicas, posturais, lateralização, praxia global, praxia fina, estruturação espácio-temporal, noção do corpo);
- Tiques, mutismo, gaguez...
No Adulto:
- Ansiedade;
- Stress;
- Distúrbios imagem corporal;
- Tiques...
No Idoso:
- Risco de Queda;
- Perda de Autonomia nas AVD's;
- Défice Cognitivo Ligeiro;
- Doença de Alzheimer e outras demências;
- Doença de Parkinson;
- AVC;
- Alterações de comportamento...
Objetivos e Intervenção Psicomotora
A Terapia Psicomotora baseia a sua avaliação e intervenção em sete fatores psicomotores, todos eles espelhados no corpo, na sua expressão e movimento! Adicionando ainda como fatores secundários a atenção, relação e comportamento.
É nestes fatores que a criança, adolescente, jovem, adulto ou idoso demonstra as suas habilidades e necessidades nos diferentes domínios do seu desenvolvimento ou envelhecimento.
Através da avaliação psicomotora destes fatores é possível identificar dificuldades e necessidades terapêuticas, nomeadamente:
- Défices no tónus muscular;
- Alterações posturais;
- Défices ao nível do equilíbrio (risco de queda, instabilidade...);
- Défice ao nível da lateralidade;
- Alterações do esquema corporal e imagem corporal (consciencialização corporal, reconhecimento direita-esquerda);
- Dificuldades de organização espacial e temporal;
- Dificuldades de coordenação motora;
- Dificuldades ao nível da motricidade fina e grafomotricidade (escrita);
- Défice atencional;
- Entre muitos outros...
Psicomotricidade e Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Na PHDA a Psicomotricidade tem como objetivo fundamental a redução da terapia farmacológica, procurando a autorregulação da criança através de estratégias em conjunto com a escola e a família.
Na sessão de Psicomotricidade, a Terapia Psicomotora apresenta benefícios evidentes em crianças com PHDA devido ao setting terapêutico existente, que permite a vivência motora em espaços amplos, com materiais diversificados que provocam diferentes estímulos, ajudando a criança através da sua própria expressão a auto regular-se e a organizar-se internamente, sendo assim possível aumentar o tempo de concentração e melhorar o padrão de comportamento progressivamente.
Deixo um poema escrito pelo Psicomotricista João Costa (meu professor) que serve sempre de base na minha intervenção com crianças com PHDA, podem utilizar no site devidamente referenciado.
SOU RÁPIDO
Dizem que sou mexido,
Que sou curioso, precipitado, imprudente, descuidado!
Que salto de um lado para o outro.
Sou rápido!
Só que estar onde não estou.
A minha cabeça é um turbilhão, passam-se tantas coisas que eu me perco
Os adultos querem que eu tenha atenção.
Adultos, adultos, adultos! Atenção, atenção, atenção...
O que eu quero é brincar, brincar, brincar.
Ah que alegria meter o dedo aqui, o nariz ali, dar um safanão acolá...
Não tenho tempo para dar atenção.
Mas dou atenção a tudo, mesmo antes de prestar atenção.
Muito mais depressa do que pensam.
No primeiro instante, à minha volta, vejo tudo.
Porque sou rápido!
Na minha cabeça passam-se muitas coisas...
Ideias, imagens, riscos, cores, sons, risos, cheiros, sabores, ruídos!
Dizem que sou atrevido...
O que eu quero é viver, gosto de mexes, saltar e correr
Estar aqui e logo ali... Rápido, rápido, rápido
Consigo ser mais rápido!
É bom experimentar a vertigem, sentir o vento a bater na cara
O desequilíbrio, a escorregadela e o deslizar.
Agora tomo comprimidos para obedecer,
E fico a pensar devagar.
Assim está bem?
Penso lentamente.
É assim que querem?
Não sou menino de coro!
É assim que querem?
Parece que vejo todos mal-encarados.
Cores sem brilho
É assim que querem?
Já não tenho vontade de saber, só obedeço, o-be-de-ço
É assim que querem?
Mas eu, NÃO!
Eu não sou assim, porque eu quero correr
Estar aqui e ali
Ser veloz, sabem?
Eu sou o mais rápido.
"A vida é movimento e até velocidade".
João Costa
João Costa, no livro "Hiperativos - Psicomotricidade Relacional com crianças hiperativas" 2017
Gerontopsicomotricidade
A retrogénese psicomotora ou envelhecimento traduz-se também em alterações psicomotoras constantes, que podem e devem ser objeto da Intervenção Psicomotora, através da prevenção, estimulação e reabilitação.
Os principais objetivos são a promoção de um envelhecimento saudável e ativo, reduzindo queixas de memória, risco de queda e isolamento social, mantendo e potencializando a autonomia, bem-estar e qualidade de vida.
Assim propomos a Oficina "Corpo e Mente em Movimento" uma sessão em grupo, com periodicidade semanal, que baseada num programa de prevenção e estimulação, tem como objetivo treinar competências psicomotoras, nomeadamente: atenção, memória, processamento informacional, dupla-tarefa, agilidade psicomotora, motricidade fina, equilíbrio e coordenação motora, dotando o sénior de ferramentas para melhor se adaptar e aproveitar o seu processo de envelhecimento, tudo isto, através de dinâmicas e tarefas grupais.